sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Empresas Mediocre de Jogos e Gamers Passivos

Este será um post apenas para reclamar. Recentemente adquiri em uma promoção três Assassin's Creed, ativados na Uplay, programa da Ubsoft para seus jogos. Resolvi então instalar o Syndicate, jogo mais recente entre os três que comprei, para aproveitar um pouco. Desde o último AC que joguei, que foi o primeiro, muita coisa mudou: as mecânicas estão mais fluidas e o jogo tem uma história interessante, mas nada de impressionante.

No momento que escrevo essa matéria, ainda não completei 50% do jogo, mas acho que não preciso fazer tudo para poder tecer uma crítica, não só a Ubsoft, mas para outras empresas que fazem o mesmo.

É notório que a Ubsoft quer porque quer vender uma das franquias mais rentáveis, e por isso tínhamos um AC por ano. Mas isso acaba sendo um grande problema, pois ela não se preocupa com certos detalhes, e o jogo parece mal feito. Estou jogando dublado e, apesar de algumas vozes não combinar com certos personagens, existe um problema maior: ele não está 100% em português. Não é difícil andar pela cidade e encontrar alguém falando em inglês, seja algum cidadão ou inimigo.

Além disso, muitas partes demorarem a renderizar, principalmente se estiver andando com carroças e em alta velocidade. Não é difícil o jogo dar algumas travadas no meio das corridas porque o cenário está carregando texturas.

Muitos desses problemas não passam despercebidos por quem joga, e isso não é exclusivo desse jogo. Podem notar que muitos apresentam problemas e bugs, e que muitas vezes demoram para serem arrumados, isso se forem arrumados. E não é exclusivo da Ubsoft, outras empresas têm esse problema, como a Bethesda, por exemplo.

E isso tudo torna essas empresas apenas medíocres no que fazem. E o que nós compradores e gamers fazemos? Apenas continuamos comprando seus produtos e aceitando as coisas como estão, além de fazer memes com os bugs. Existe uma parcela de gente que realmente reclama e quer ver seus jogos favoritos serem bem-feitos e bem cuidados, tendo qualidade, principalmente com preço que pagamos por eles. Entretanto, essa é uma parcela pequena, pois a grande parte do publico passa a mão na cabeça dessas empresas, além da imprensa especializada dar boas notas e falar bem, mesmo que os produtos tenham esses grandes defeitos.


E o que eu quero dizer com tudo isso? Que no final nada vai mudar se o consumidor continuar passivo e passar a mão na cabeça das empresas quando elas cometem erros. Elas continuarão sendo empresas medíocres, mas que fazem sucesso apenas por causa do seu público, e de seus fãs. Empresas que não se dedicam realmente a seus produtos, e apenas visam lucro e não se importar com seu público.

Casos como Watch Dogs, onde a comunidade pedia patch de atualização para corrigir bugs, e já tinha se passado um ano do lançamento e os fãs ficaram a ver navio, ou então a Capcom com seu mais recente deslise com a edição de colecionador de Marvel vs Capcom, onde as Pedras do Infinito são ovinhos toscos e as estatuetas parecem bonecos de R$ 1,99. E não é como se fosse a primeira vez que elas agem assim, mas não podemos deixar com que as coisas continuem.

Mas enquanto temos fãs protegendo as empresas porque elas fazem seus joguinhos favoritos, não teremos mudança de qualidade tão cedo. Eu escrevi isso só para desabafo, não é nada de uma mera reclamação de insatisfação, e de como as coisas são aceitas passivamente

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