terça-feira, 20 de outubro de 2015

Azumanga Daioh!

14:00:00 Escrito por Nyu , , ,
Tem alguns animes de comédia que é fácil entender as piadas, porém, alguns deles precisam de alguém explicando o que está acontecendo e porque está sendo engraçado, uma vez que a piada é extremamente regional. Azumanga Daioh é exatamente assim: se você não conhece a cultura japonesa em seus detalhes, pode ficar se perguntando o que está acontecendo.

Mas não se assuste, esse detalhe não faz o anime menos engraçado. Pelo contrário, você aprende e se diverte com ele. Publicado em mangá por Kiyohiko Azuma em 1999, se tornou anime em 2002, com 130 episódios de 5 minutos ou 26 episódios de 25 minutos.

História e Personagens

Conhecemos o cotidiano escolar de cinco meninas colegiais que não tem nenhum poder especial, não viram garotas magicas ou se envolve em situações macabras. Apenas assistimos o dia a dia delas. Não que isso seja uma coisa monótona ou chata, pelo contrario, é sempre agitado e as vezes acontece coisas surreais.

Chiyo-chan - A Super Dotada

Uma garota de 10 anos superdotada e rica, que foi transferida para o colegial. Faz amizade com Tomo, Yomi, Sakaki e Osaka. Muitas vezes Chiyo-chan quer ser tratada igual a suas colegas adolescentes, apesar de fazer coisas que as meninas de sua idade fazem.

Ela é a mais fofa da escola, pelo fato de ser bem pequena. Tem um cachorro grande, no qual consegue passear montada como em um pônei. Seus pais nunca apareceram na série, nem sequer são mencionados, mas na visão estranha de Sakaki, o pai de Chiyo-chan é um gato amarelo psicodélico, que troca de cor quando está nervoso, e tem poderes mágicos. 

Osaka - A Lesada

Depois do primeiro episódio que ela aparece, seu nome real nunca mais é mencionado. Kasuga Ayumu foi transferida para a cidade onde se passa a história, e logo no primeiro dia, é apelidada por Tomo de "Osaka". Ao contrario do que se fala do povo de Osaka, Osaka é lenta, demora para entender as coisas, sempre está viajando na maionese, faz coisas surreais e imagina que as xuquinhas de Chiyo-chan possuem algum poder mágico, como voar, por exemplo.

Vive confundindo as coisas, principalmente as palavras (o autor adora brincar com isso), como por exemplo a palavra "Escalator" e "Elevator"(escada rolante e elevador, um tipo de piada que só se entende com explicação)

É a preferia dos fãs japoneses e compete com Chiyo-chan na categoria "fofura". De tão porra louca que é essa menina, todos viram fãns dela. Há um fato interessante: se prestar atenção, dá para perceber que o bilho dos olhos dela fica em baixo e não em cima, como acontece com as outras.

Tomo - A Mala Sem-Alça

Sabe aquela pessoa chata de sua classe? Aqui está ela. Takino Tomo é uma garota hiper-ativa, que irrita todo mundo ao seu redor, até mesmo quem assiste Azumanga Daioh. Vive pregando peças em Chiyo-chan, e competindo contra as meninas para ver quem é a melhor no que faz, seja no esporte, seja em competição de burrice, etc.

É amiga de Yomi, desde o jardim de infância. Foi a responsável pelo apelido de Osaka, pelo simples fato da menina ter vindo de la.

Fundadora do clube dos idiotas, é a causadora da maioria dos problemas entre as amigas. Sempre se aproveita de Yomi nos trabalhos e vive levando bronca de sua professora Yukari por nunca fazer suas lições. É a que mais muda de visual durante todo o anime.

Sakaki - A Adoradora de Gatos

É a garota mais alta da classe. É atlética, inteligente e muito quieta, o que faz as pessoas entenderem que ela seja uma pessoa muito brava ou extremamente madura para sua idade. Mas ao contrário do que todos pensam, ela é muito tímida, adora coisas fofas e ama gatos. Apesar disso, é muito popular da escola, tendo vários admiradores e sendo alvo da paixão de algumas pessoas, como de Kaorin.

Por gostar de gatos, Sakaki sempre tenta acariciar um gato que existe em seu bairro, mas ele sempre a morde e sai correndo, frustrando-a. É quase um desafio pessoal conseguir fazer carinho no bichano.

Yomi - A Cabeça do Grupo

Amiga de infância de Tomo, e é sempre atazanada por ela, mesmo fora da escola. É muito inteligente, e seu QI fica atrás apenas de Chiyo-chan. Mizuhara Koyomi - seu nome completo - possui uma fixação por seu peso, sempre achando que está acima do peso ideal, que por passar dos 40 kg para 48 kg já se considera gorda. É a típica menina que faz dietas para emagrecer, mas que sempre está com o mesmo peso. Sempre ouve uma rádio que dá conselhos sobre dietas.

É a voz da razão do grupo e sempre tenta manter um ar de seriedade para ver se as cabeças de vento que ela chama de amiga ganham algum juízo. Se acha a mais madura dentre suas amigas, mas em diversas ocasioes se mostra tão infantil quanto, principalmente quando o assunto é vestibular, acreditando em superstições bobas, achando que Chiyo-chan é um amuleto da sorte para que ela entre na universidade.

Kagura - A Esportista

Apesar de estudar na mesma escola que o grupo principal, apenas aparece na metade do anime após uma transferência de classes feita por Yukari com intuitos nefastos por trás. Kagura faz parte do grupo de natação, o que explica sua pele escura queimada pelo sol.

Acredita que Sakaki é sua rival nos esportes, porém sempre perde para ela já que a garota tem boa resistência física e é uma atleta-nata. Kagura se junta a Tomo, participando do clube dos idiotas e atazanando o resto das pessoas. É uma péssima aluna, equiparando sua inteligencia a de Tomo e Osaka e odeia gatos, para o terror de Sakaki.

Yukari - A Louca Professora de Inglês

A professora de inglês e professora representante da classe das meninas. Tem uma certa aproximidade com as garotas e sempre se envolve nas confusões de suas alunas. É o tipo de professora que dependendo do dia pode ser um amor ou o diabo em pessoas. É energética, egoísta e competitiva.

Ela é uma péssima motorista, traumatizando qualquer um que ande no Yukarimovel, como foi batizado. Claro, a unica pessoa que não tem traumas é Tomo, já que tem personalidades bem parecidas, até no fato de terem uma amiga de infância com juízo.

É uma pessoa extremamente competitiva, e por isso vive apostando com sua amiga de infância Nyamo das mais diversas formas, envolvendo até mesmo o desempenho de suas classes.

Nyamo - A Professora de Ed. Física

Kurosawa Minamo é a professora de Ed. Física das meninas e é professora representante da ex-classe de Kagura. Nyamo é chamada assim por Yukari e pelas meninas. Amiga de infância de Yukari, as duas vivem apostando dinheiro, e mesmo quando Nyamo perde, acaba recebendo o dinheiro graças as dívidas que sua amiga tem com ela.

Tem uma pequena aproximação com o grupo das garotas, mas não é tão chegada assim quanto Yukari, e também não se envolve com as confusões que elas fazem.

Kimura- O Professor Estranho

O único homem que tem relevância no anime. Há boatos de que ele seja pedófilo, principalmente após ele ter dito que se tornou professor apenas por que gosta de uniformes escolares femininos. Seu alvo primário para "assustar" era Kagura, e mais tarde se tornou Kaorin. Vive aparecendo nas horas mais inconvenientes possíveis. Apesar de seu comportamento estranho, jamais fez nada para as garotas.

Sobre o Anime

Ele tem uma animação mediana e uma ótima sequencia de cenas, ainda mais para um anime que cada episódio possuía apenas 5 minutos. A comédia fica por conta das brincadeiras que o criador faz com a cultura japonesa. Como dito anteriormente, aqueles que não conhecem muito bem a cultura do Japão podem perder as piadas. Ao menos os fansubs fazem notas explicando o ocorrido.

A relação entre todas as personagens são ótimas, principalmente entre o grupo de amigas que se torna muito forte conforme o tempo passa. Por mais que exista problemas entre elas, a construção da amizade é muito bem feita. Elas se tornam cúmplices das idiotices alheias.

Não há romance, mesmo que exista uma personagem que caia de amores por Sakaki, está ali apenas para brincar com o estereotipo de alunos admiradores dos mais populares. Apenas as personagens principais tem um visual diferente, pois o restando do elenco são genéricos e quase todos iguais.

É um ótimo anime de comédia que com certeza te fará rir. Vale a pena dar aquela conferida, principalmente se você assistiu Mitsudomoe, mesmo que a pegada seja um pouco diferente.