sexta-feira, 15 de maio de 2015

Perfect Blue

14:00:00 Escrito por Nyu , ,

Depois de muito tempo, despreocupadamente peguei um anime qualquer para ver. No fim, não vi um anime, e sim um filme. Perfect Blue é uma animação japonesa de 1998 com 81 minutos de duração. É um horror psicológico baseado em um romance de mesmo nome de Yoshikazu Takeuchi. Tem uma história muito interessante e mostra o quanto uma Idol pode ter problemas em sua vida, principalmente graças a fãs obcecados.


A história gira em torno da Idol Mima Kirigoe, vocalista da banda de J-pop Cham!, e de como ela larga a banda para se tornar atriz em um seriado sobre crimes e dramas chamada Double Bind. A saída da banda decepcionou muitos fãs, e um otaku que se intitula “Me-Mania” começa a persegui-la obsessivamente. Após sua saída da banda, ela recebe um e-mail sendo chamada de “traidora”, e descobre que existe um site chamado “Quarto de Mima”. Em 1998, a época em que a história se passa, computadores não eram tão comuns, e ela pede para que sua empresária, uma ex-Idol chamada Rumi Hidaka, ajude-a a descobrir do que se trata. O site parece ser feito por algum fã que a conhece bastante, e escreve no site como se fosse um diário pessoal da garota. Mima leva tudo como uma brincadeira de fãs.

Dentro do seriado Double Bind, ela consegue se destacar, até que o produtor diz que haverá uma cena em que ocorrerá um estupro e pergunta se a garota está a fim de fazê-la. Rumi diz que isso poderá afetar negativamente sua reputação, e sua carreira, ainda no início, poderá mudar drasticamente. Mima decide por si só que fará a cena, já que ela é uma atriz e deve encarar as dificuldades da carreira.


Até ai tudo estava ocorrendo bem, mas após ler mais uma vez o “Quarto de Mima” e perceber que alguém sabia exatamente o que ela estava fazendo, sua paranoia começa. Acreditando que alguém a observava o tempo todo, e ainda participando de um drama criminal, sua mente começou a se desequilibrar, misturando realidade e fantasia.

Durante a filmagem de Double Bind, algumas pessoas envolvidas no trabalho começaram a ser assassinadas, e Mima era a principal suspeita. Todos tinham algum envolvimento de trabalho com a atriz, e seu desequilíbrio começa a fazê-la duvidar de sua própria inocência. Sem saber distinguir realidade de fantasia e sentindo-se perseguida, sua mente brincar com sua sanidade. Isso nos leva a acreditar que ela possua dupla personalidade, ou coisa do gênero.

Não contarei tudo o que acontece, até porque são apenas 81 minutos de filme, mas vemos o quanto é perturbador ter o sentimento que existe alguém seguindo seus passos, sabendo de tudo o que você está fazendo, até mesmo em sua vida particular, nos mínimos detalhes. Além de casos de assassinato ocorrendo, quando não se consegue sem saber se tudo aquilo faz parte do showbiz ou não.


O final é surpreendente e perturbador. Deixa pensando se tudo o que aconteceu na vida da Idol era ou não manipulação para ela voltar a ser cantora. Mas apesar de ser meio sem sal, a garota consegue ter pulso mais firme para suas decisões, e as vezes consegue estar com o pé na realidade, só as vezes.

O filme me lembrar dos boatos sobre Heath Ledger, que morreu após o papel interpretando o Coringa. Os boatos diziam que ele ficou louco achando que era o personagem. E já avisando, esse filme possui cenas eróticas, então não é recomendado ver com pais por perto.

Falar de Rumi e Me-Mania dará spoilers agressivos, então falarei somente que a mulher parece querer o sucesso de Mima e respeitar suas decisões, enquanto Me-Mania é um otaku tão obsessivo que até sua cara dá medo. Acho que eles quiseram fazer um estereótipo de assassino fanático, porque o cara é feio que dói.


Para um filme dos anos 90, ele tem um ótimo traço, e segue o estilo de desenhos feito para Seinen, sem censurar nudez dos personagens. Apesar de alguns ângulos serem  bizarros, a construção faz parte da lógica do terror psicológico. Não há o que dizer da dublagem, ela é competente para o filme.

Dizem que o filme Black Swan foi inspirado em Perfect Blue, mas só dizem.

Você pode conferir o filme todo no Youtube, em ótima qualidade!