terça-feira, 11 de agosto de 2015

Long Live the Queen

14:00:00 Escrito por Nyu , , ,

Eu não sou tão adepta a jogar visual novel, até porque a maioria está em inglês e nem sempre tenho paciência para ficar lendo o texto. No entanto, por achar esse jogo interessante pelo jeito que ele é construído, resolvi jogá-lo. É um jogo indie para PC e pode ser encontrado na Steam.

Historia

Long Live the Queen conta a vida de uma princesa de 14 anos chamada Elodie. Sua mãe morreu a pouco tempo deixando seu trono do reino de Novan para a princesa que, ao completar 15 anos, será considerada uma adulta e coroada rainha. Seu pai estará ao seu lado ajudando em algumas coisas, mas a maioria das decisões serão tomadas por Elodie. Pode até parecer fácil esperar os 15 anos chegar enquanto brinca de princesa, mas durante esse tempo Elodie sofrerá os mais diversos atentados contra sua vida, sejam reinos vizinhos tentando destroná-la, aumentar seu território através de guerras, e até mesmo de criaturas mágicas, então boa sorte para sobreviver a tudo o que aparecer! Sim, seu objetivo é sobreviver, futura rainha! Vida longa a rainha!

Jogabilidade

É um visual novel, tudo o que você precisa fazer é ler os textos para entender a história, algumas vezes terá que escolher o que fazer para a cena continuar, mas o ponto máximo são suas habilidades. Seu pai diz que você tem muito a aprender e precisa trabalhar duro para isso, então você poderá aprender diversas coisas que farão muita diferença durante o jogo.

Essas habilidades que você treina te ajuda a sobreviver, a perceber e enfrentar o perigo, saber quem é amigo e quem não é, assim como saber lidar com as situações em público ou entre os nobres. Enquanto cada Habilidade é um atributo mais geral, suas Perícias são especializações. Por exemplo, Agilidade possui perícias como “Dança”, “Reflexos” e “Flexibilidade”. Isso facilitará um pouco o entendimento do que eu falarei adiante.


Lembrando um pouco jogos de RPGs, você precisará saber quais são as habilidades e pericias mais importantes para seu tipo de jogo, pois para sobreviver, você precisa passar nos testes que o jogo oferece a cada encontro. Elas são influenciadas pelo seu estado emocional, dando bônus ou penalidades para melhorar suas pericias. O estado mudam tanto pela sua escolha do que fazer no castelo quanto por coisas que acontecem nas cenas.

Essa parte foi a que me chamou muito a atenção para o jogo. Ddiferente daqueles que já joguei, o humor faz uma enorme diferença para a história, muitas vezes você se verá aproveitando muito do humor da garota para upar perícias que só usará para o final, simplesmente porque depois de muito jogar e perder, você nota o que realmente te faz ficar vivo.

Para que você não se foque só em algumas coisas especificas, ao chegar a 50 pontos em uma perícia, deve evoluir as outras duas pelo menos até 25, caso contrario não conseguirá mais evoluir nela. Ao evoluir bem as perícias de uma habilidade, você desbloqueia uma nova roupa temática para a princesa.

Gráficos e Música

Os gráficos são desenhos estáticos como qualquer visual novel. A arte é bonita, estilo anime, com personagens bem feitos. As roupas alternativas são bonitas, e algumas um tanto... Magic Girl, lembrando animes como Puella Magi Madoka Magica.

O fundo sempre será o castelo, um salão ou o mar. A única vez que você se vê será quando precisar treinar suas pericias, onde você se encontra no seu quarto real, com seu uniforme de colegial ou alguma roupa alternativo que venha a desbloquear durante o jogo.

As músicas são legais para o clima, mas nada excepcional. Você sabe o que está acontecendo, se a situação ficou feia ou abranda dependendo do ritmo da música, mas ela só serve para te orientar, mesmo que você não esteja mais prestando atenção na história após reiniciar o jogo pela 3ª vez.

Minha Opinião
Baixei inicialmente a demo que está no site oficial do jogo para testar, gostei pela proposta que ele traz, que é te fazer sobreviver aos dias até seus 15 anos. Isso se mostra um grande desafio, pois você precisa ter uma estratégia para passar pelos episódios inteira, e muitas vezes se verá sacrificando alguns eventos para evitar a morte certa, ou se arriscando quando tiver plena convicção que suas habilidades te deixarão viva.

É um jogo legal, mas poderá irritar algumas pessoas que não gostam de morrer ou reiniciar de mais, pois no inicio será assim: você poderá morrer em qualquer ataque, ou não será uma rainha útil pro seu reino, e te substituirão por alguém que fará a diferença, te obrigando a reiniciar o jogo para mudar sua estratégia nas perícias ou nas suas escolhas, até conseguir chegar no final e se tornar a rainha.

É um bom jogo para passar o tempo se você não se encaixa na descrição acima, ou se você gosta de visual novel em um formato diferente.

Fiz um vídeo testando a demo, confiram ai e vejam se vale a pena ou não, e desconsidere o final, afinal de contas, acabei pegando o jogo e finalizando ele.